Social | Práticas e princípios sociais

Os princípios e políticas ESG têm sido cada vez mais discutidos no ambiente empresarial e sua implementação contribui não só para o enfrentamento de enormes desafios da sociedade como para a resiliência dos negócios.

A GO Associados reconhece seu dever de colaborar de forma concreta com essa pauta e tem atuado nas diferentes frentes ESG junto aos seus fornecedores, colaboradores, parceiros e clientes.

Do ponto de vista de responsabilidade social, a GO Associados têm atuado tanto internamente, a partir da valorização das pessoas e da melhoria do ambiente de trabalho, quanto externamente atuando em projetos ligados aos impactos socioeconômicos de políticas públicas.

Destaca-se nesse sentido projeto recente voltado para a estimação dos impactos dos programas de vacinação em massa no combate à pandemia de Covid-19 e mitigação dos seus impactos socioeconômicos negativos no Brasil. Também ligado à saúde pública, vale destacar trabalhos que relacionam a importância do desenvolvimento do saneamento básico com a melhoria de índices de saúde.

Ainda com relação à dimensão social, a GO Associados tem atuado de forma pro bono em uma série de trabalhos junto à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, à Faculdade Zumbi dos Palmares, à IRL Consult e ao LIDE Equidade Racial. Destaca-se nesse sentido o apoio metodológico, desde 2020, na elaboração do Índice de Equidade Racial nas Empresas (IERE), ferramenta que tem como objetivo mapear anualmente os avanços e desafios das empresas participantes em termos de representatividade negra em cargos de liderança e implementação de ações afirmativas, internas e externas.

O IERE é uma realização da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, movimento que reúne mais de 60 empresas e instituições em prol da promoção da diversidade racial no mercado de trabalho, em parceria com o Instituto Data Zumbi, instituto de pesquisas da Universidade Zumbi dos Palmares, e constitui uma iniciativa inédita de avaliar – e não apenas diagnosticar -, de forma objetiva, a ação das empresas em torno da temática racial. O Índice possui um extenso relatório de dados agrupados, justamente para apresentar a sociedade a prestação de contas dos resultados, desafios, avanços e retrocessos na promoção da inclusão e diversidade racial no mercado de trabalho.

Relevância dos Princípios ESG para as Empresas

78% das empresas já inserem o ESG em suas estratégias de negócio