Environmental | Práticas e princípios ambientais

Os princípios e políticas ESG têm sido cada vez mais discutidos no ambiente empresarial e sua implementação contribui não só para o enfrentamento de enormes desafios da sociedade como para a resiliência dos negócios.

A GO Associados reconhece seu dever de colaborar de forma concreta com essa pauta e tem atuado nas diferentes frentes ESG junto aos seus fornecedores, colaboradores, parceiros e clientes.

Destaca-se nesse sentido a parceria com o Grupo Tribuna durante a Agenda ESG, que discute, durante três encontros, a necessidade de conhecimento sobre o tema, bem como demanda, a identificação e avaliação de como as políticas são aplicadas e se são efetivas. Ao final do ciclo de eventos, empresas do setor público e privado são premiadas.

O Sócio Executivo, Gesner Oliveira, é membro da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA), da Secretaria de Governo Municipal de São Paulo (SP), órgão responsável por 43 ações com 60 metas, envolvendo praticamente todas as secretarias e entidades públicas municipais, visando atingir 50% da redução de gases de efeito estufa, em relação ao ano-base de 2017, até 2030 e zerar as emissões em 2050.

Em 2022, Gesner Oliveira lançou o livro “Nem Negacionismo Nem Apocalipse - Economia Do Meio Ambiente: Uma Perspectiva Brasileira”, que venceu o Prêmio Jabuti 2022 na categoria Economia Criativa e deu origem ao podcast "Nem negacionismo nem apocalipse: Economia, Meio Ambiente e Negócios”. O debate proposto pelo livro se mantém através de episódios semanais de podcast com intelectuais, formadores de opinião, políticos, empresários e lideranças da comunidade em uma conversa informal sobre os temas de economia, meio ambiente, negócios, ESG, diversidade e inclusão.

Dentre os projetos que a GO Associados tem atuado no âmbito de soluções ambientais, destacam-se aqueles ligados ao desenvolvimento do setor de saneamento, à importância da gestão eficiente de resíduos sólidos e recursos hídricos, à valorização da reciclagem e aos incentivos e efeitos macroeconômicos associados à implementação de projetos de energia renovável (eólica, solar, entre outras).

Relevância dos Princípios ESG para as Empresas

78% das empresas já inserem o ESG em suas estratégias de negócio