top of page

Indústria caiu 0,1% em novembro. Alckmin defende reindustrialização e economia verde...




· O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, tomou posse ontem no cargo de ministro do desenvolvimento, indústria, comércio e serviços.

· Alckmin destacou a necessidade de redução do “custo Brasil”, melhora do ambiente de negócios, reforma tributária, inovação, digitalização e sustentabilidade como alguns dos elementos de uma estratégia de reindustrialização da economia.

· O desempenho da indústria coloca desafios. É conhecido o processo de vários anos de desindustrialização precoce da economia brasileira.

· O desempenho recente não é positivo. A indústria continua andando de lado. O resultado negativo, até novembro, é consequência de alguns problemas da economia brasileira e mundial:

a. A Guerra entre Rússia e Ucrânia dificultaram a reorganização das cadeias globais; e

b. O aumento dos juros (a Selic estava em 2% em março de 2021 e fechou 2022 em 13,75%).

· Hoje, o IBGE divulgou a produção industrial, que caiu 0,1% em novembro, em linha com as expectativas de mercado (-0,1%). Na comparação com o mesmo mês do ano anterior registrou crescimento de 0,9%. Em 2022 o setor acumula queda de 0,6% e nos últimos 12 meses de 1%.

· O resultado do mês vem principalmente de indústrias extrativas (-1,5%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-6,5%).

· Apesar do resultado negativo, alguns setores apresentaram resultado bom desempenho em novembro, como a indústria de alimentícios (3,2%), veículos automotores, reboques e carrocerias (4,4%), bebidas (10,3%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (2,8%).

· Para resolver os problemas estruturais e conjunturais da indústria brasileira é preciso que o Brasil enfrente os desafios, como:

a. Garantir uma política econômica responsável, sobretudo fiscal, que permita a redução dos juros;

b. Continuar as políticas de parceria público-privadas e as concessões em setores como a infraestrutura;

c. Aprofundar as reformas para atrair os investimentos necessários para a economia brasileira;


📷 crédito: RICARDO STUCKERT


20 visualizações

Comments


bottom of page