O setor de serviços anda de lado em novembro e confirma desaceleração da economia no fim de ano...
· O setor de serviços apresentou estabilidade, 0,0% em novembro, abaixo das expectativas de mercado (0,2%). Em 12 meses, o segmento acumula aumento de 8,7% e se encontra 10,7% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020.
· Com este dado, já estão disponíveis as informações que constituem parcela da base para o cálculo do IBC br a ser divulgado amanhã.
· Desde a retomada da atividade econômica, há uma migração do consumo do varejo para o setor e serviços. A queda de outubro e a estabilidade em novembro interromperam cinco altas consecutivas do setor.
· Os serviços prestados às famílias caíram (-0,8%) e continuam 6,7% abaixo de fevereiro de 2020. Este continua a ser o segmento que mais sofreu no pós-pandemia e não teve ainda uma recuperação completa.
· Embora tenha se recuperado da pandemia, alguns fatores subsequentes como a alta de juros e uma esperada desaceleração econômica podem colocar dificuldades adicionais.
Nomes escolhidos para o Planejamento têm boa recepção do mercado...
· A ministra do Planejamento, Simone Tebet, anunciou os secretários que irão compor seu ministério. O Quadro contém detalhes.
· Dentre os nomes, há economistas e servidores de carreira do governo federal, com destaque para Gustavo Guimarães para secretário-executivo. O novo secretário-executivo (vice-ministro) foi consultor de orçamento da Câmara, secretário especial adjunto da Fazenda e secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria no ministério da Economia durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
· Durante o anúncio dos novos secretários, a ministra destacou que o ministério do Planejamento será um ponto de referência para a manutenção da responsabilidade fiscal. Cabe ao Planejamento elaborar a Proposta de Orçamento Anual enviada ao Congresso.
Comments