top of page

2022 registrou ganho líquido de 2,5 milhões de empregos, algo difícil de repetir em 2023



· O Caged de novembro registrou um ganho líquido 135.495 vagas de emprego formal (isto é, admissões menos demissões), ligeiramente abaixo da mediana das expectativas do mercado (143 mil) e menos da metade do verificado em novembro de 2022 (314 mil).

· O resultado de novembro corrobora os indicativos de uma desaceleração econômica no quarto trimestre com o alto patamar de juros.

· Lembre-se que o ciclo de alta da taxa primária de juros, a Selic, começou em março de 2021. A evidência empírica sugere que o efeito sobre a atividade econômica é defasado em torno de 6-9 meses. No caso brasileiro recente, o aumento de juros foi acompanhado de políticas fiscais expansionistas, especialmente com aumento dos programas sociais como o Auxílio Brasil. Assim, a desaceleração demorou mais e deve aparecer nos resultados de 2023.


Saldo (admissões-demissões) no mercado de trabalho formal por mês


· Apesar disso, o mercado formal em 2022 apresentará um resultado positivo. Até novembro a criação líquida de vagas foi de 2,47 milhões. Mais da metade (55,3%) do saldo líquido positivo vem do setor de serviços (+1,36 mi no ano) que recuperou com o fim da pandemia e reabertura da economia.

· Em novembro o destaque vai para os setores que fazem contratações sazonais no fim de ano, comércio e serviços, que foram os únicos a contratar mais do que demitir no mês.

· Para os próximos meses a desaceleração econômica deve continuar a afetar o mercado de trabalho, freando a recuperação do emprego observada no pós pandemia.


Saldo (admissões-demissões) no mercado de trabalho formal em 2022 (jan/nov)




6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page