GO Associados: uma consultoria multidisciplinar moldada para o século 21

Criada por Gesner Oliveira nos anos 1990, a GO Associados foi relançada em 2011 e hoje reúne economistas, advogados, engenheiros e profissionais de outras áreas para entregar o melhor para um pool cada vez maior de clientes

SÃO PAULO – Quando o ciclo de Gesner Oliveira como presidente da Sabesp terminou, no final de 2010, novas e promissoras oportunidades profissionais se apresentaram. Àquela altura com 54 anos, Gesner havia acumulado rica experiência não só à frente da empresa de saneamento básico, mas também como presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), como secretário do Ministério da Fazenda, consultor do Banco Mundial e pesquisador do Cebrap, além de professor assistente da Universidade da Califórnia em Berkeley, professor visitante da Universidade Columbia, em Nova York, e professor concursado na Escola de Administração da FGV (Fundação Getulio Vargas) desde 1990. Ele logo recebeu propostas de trabalho de instituições do mercado financeiro e de empresas com atuação em áreas nas quais tinha experiência. Eram opções com alto salário, estabilidade e reconhecimento garantidos.

Leia mais
Gesner Oliveira é eleito Economista do Ano 2016 pela OEB
Quem é Gesner Oliveira, professor da FGV e Economista do Ano

Durante dois meses, Gesner estudou as propostas que recebeu. E acabou optando por uma alternativa que lhe tirava de sua zona de conforto, mas o fascinava: refundar sua consultoria pessoal. Com Pedro Scazufca e Fernando Marcato, com quem havia trabalhado em novos negócios e parcerias na Sabesp, a GO Associados, antes empresa de um homem só, ressurgiu como uma consultoria em sociedade. E o afinado trio passou a trabalhar com uma meta clara: inovar e liderar o mercado de consultorias nas décadas seguintes.

GO Associados

Quando perguntam ao Gesner se GO quer dizer “Gesner Oliveira”, ele responde, com tranquilidade, que não. “GO é movimento – e somos uma consultoria que não para”, afirma. Quem já viu este grupo trabalhando, com ou sem Gesner, percebe que não há exagero nessa afirmação. E o ritmo acelerado vem desde o começo da empreitada. (continua depois da foto)

Equipe da GO Associados em sala de reunião
Gesner Oliveira trabalha com equipe multidisciplinar na consultoria GO Associados (Foto: GO Associados / Divulgação)

Nem cinco meses depois do relançamento, em 2011, o espaço da Regus, onde a GO renasceu, ficou pequeno para a consultoria e seu crescente número de clientes. A empresa logo teve de se mudar de novo para um escritório de 100 metros quadrados. E seis meses depois mudou mais uma vez, para um imóvel em dois andares de um prédio comercial na avenida Faria Lima. Um escritório em Maceió, onde ficam os sócios Alvaro Meneses e Bruna Monteiro, que tocam a GO Norte/Nordeste, também foi aberto.

Daí em diante, as adições à equipe e à lista de clientes não parou mais. Em 2012, por exemplo, o grupo encorpou com dois novos sócios seniores. Depois de brilhante carreira como diplomata do Itamaraty, Regis Arslanian, que, dentre outros cargos, foi embaixador do Brasil no Mercosul, assumiu os trabalhos de política comercial e industrial na GO Associados. Como Gesner, Regis também deixou a zona de conforto. Convidado a continuar na vida pública, preferiu aposentar-se e ingressar na consultoria. Não sem antes muito refletir e conversar com Gesner em meio a corridas, esporte praticado por ambos, às margens do rio Prata, em Montevideo, no Uruguai

Leia mais
Conheça a equipe da GO Associados

No mesmo ano, ingressou ainda Marcio Abud, que foi diretor da Sabesp, teve rica carreira no mercado financeiro e chegou para liderar um grupo de estruturação e formulação de negócios. Marcio conhece Gesner desde o primeiro ano da FEA-USP, ambos estiveram juntos nas primeiras manifestações estudantis dos anos 1970 e hoje, permanecem juntos, na empreitada da GO.

Como a proposta da consultoria é crescer incorporando novos sócios, a adição de membros continuou. E continua até hoje – sempre por meio de processos de seleção com critérios rigorosíssimos. A última a se associar, por exemplo, foi a jovem Andrea Curi, nada menos que doutora pela Escola de Economia da FGV, mestre em economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da FEA/USP e especialista na área de pesquisa econômica, com ênfase em métodos e modelos matemáticos, econométricos e estatísticos.

Onde academia e mercado se encontram

“Entendemos que, em longo prazo, nossa função pode ser a de uma espécie de Uber das consultorias”, diz Gesner. “Faremos o matching entre o pool de consultores e o pool de demandas por consultores que existe no mercado”, afirma. (continua depois da foto)

Gesner Oliveira discursa em palanque
Gesner Oliveira venceu o Prêmio Economista do Ano da Ordem dos Economistas do Brasil em 2016 (Foto: GO Associados / Divulgação)

Resumida, assim, a missão da GO Associados parece até simples. Mas entender essas demandas – tanto do mercado por consultores, quanto dos consultores por clientes – não é, exatamente, fácil. Não à toa, a equipe multidisciplinar da GO Associados conta com economistas, advogados, engenheiros, administradores, bióloga e até um embaixador, além de bacharéis, mestres e doutores por instituições de ensino superior como FGV, USP, Unicamp, Harvard e Yale. “Na GO, usamos o conhecimento para combinar a atividade empresarial com um forte componente intelectual”, afirma Gesner, que, como professor da FGV, é, ele mesmo, uma das pontes entre o mundo dos negócios e a academia.

Com forte componente intelectual e vínculo acadêmico, a GO Associados transita não só por onde se faz boa parte das pesquisas mais avançadas sobre os temas pertinentes aos seus clientes, como tem força intelectual para, ela mesma, produzir pesquisas, estudos, análises, pareceres e diagnósticos reveladores e valiosos nesse sentido. E isso em áreas tão distintas quanto as de infraestrutura e saneamento, defesa da concorrência, comércio internacional, e política Industrial e do agronegócio, além das áreas de estruturação de PPPs (Parcerias Público Privadas), mediação de fusões, aquisições, reestruturações, e em processos de internacionalização de companhias.

A construção desse corpo de habilidades, bem representada entre os profissionais da consultoria, permitiu à GO Associados pautar discussões nacionais sobre temas relevantes ao País. Só sobre a conjuntura econômica, por exemplo, a empresa contribuiu com o debate sobre o futuro e o legado econômico da operação Lava Jato, as possíveis saídas para o ajuste fiscal, os acordos de leniência, as propostas para infraestrutura e e as expectativas de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), além dos impactos da grave recessão que o Brasil ainda vive. (continua depois da foto)

Gesner Oliveira, professor da FGV, sócio fundador da GO Associados e com passagens pelo Cade e pela Sabesp vence o prêmio Economista do Ano 2016 (Foto: GO Associados / Divulgação)
Gesner Oliveira é professor da FGV, sócio fundador da GO Associados e tem passagens pelo Cade e pela e pelo Ministério da Fazenda (Foto: GO Associados / Divulgação)

Durante a crise hídrica que assolou o País, em especial a região sudeste, a GO Associados também foi protagonista. Com a experiência de vários de seus sócios e o apoio de consultores igualmente versados no assunto, a consultoria conseguiu colocar em pauta temas que iam além da preocupação imediata com a crise e a sua remediação. Dentre os tópicos trazidos à baila pela GO Associados com vistas à segurança hídrica regional em longo prazo esteve o crônico desperdício de água tratada, as oportunidades perdidas nesse sentido e como remediá-las, e o fundamental debate em torno do tratamento de efluentes industriais e da disseminação da reutilização da água.

O dia a dia

Semanalmente, às sextas -feiras, os membros da GO Associados se reúnem presencial e remotamente para fazer uma balanço da semana e planejar as duas semanas seguintes. Não há hierarquia ou lugar fixo na mesa e um cronômetro lembra a todos que é preciso ser conciso. O custo da reunião em termos de tarifa de conferência telefônica e minutos é registrado ao final do encontro.

Frequentemente há convidados de fora da consultoria, para garantir um olhar crítico externo. “O clima é de debate franco, leal, mas rigoroso”, diz Gesner. Para ele, este espírito crítico e uma forte ética de trabalho são fundamentais no esforço em busca do melhor para o cliente e a consultoria. Nesse sentido, não são incomuns críticas e civilizadas discussões entre os profissionais da empresa. “Na hora, posso até não gostar da crítica, da discordância, mas sei que é enriquecedor – tenho convicção que, de alguma forma, aquilo é bom”, afirma Gesner.

A troca e discussão fazem parte da cultura da GO Associados. E quem está de fora percebe – seja nos relatórios executivos distribuídos periodicamente aos clientes, nos eventos promovidos pela empresa, nas declarações repercutidas pela imprensa nacional e internacional, e numa simples conversa com o próprio Gesner, ou com um dos colaboradores da consultoria. O trabalho é sério, bem alicerçado e dá resultados.

3 características que definem a GO Associados

Desde seu relançamento, em 2011, essas três características resumem a consultoria

1. Multidisciplinaridade
Na GO, as óticas da Economia, do Direito, e das engenharias se cruzam para oferecer uma solução integrada, melhor e mais eficiente para os clientes.

2. Foco no melhor para o cliente
Na GO, as características de mercado de duas pontas da atividade de consultoria são plenamente aproveitadas. A consultoria procura oferecer uma plataforma de encontro entre consultores com grande expertise e excelência em diferentes áreas de conhecimento, e as empresas com uma diversificada demanda por serviços de inteligência competitiva. Assim, além de sua equipe permanente, a GO Associados possui um banco de consultores de alto nível que é acionado de acordo com os projetos, assegurando altíssima qualidade e custos fixos menores. Nesse sentido, a empresa tornou-se uma espécie de “Uber das consultorias”, oferecendo serviços com maior sofisticação e menor custo.

3. Expertise para atuar nos diferente “lados do balcão”
Na GO, a experiência prática nos “dois lados do balcão” é mais do que valorizada. A exemplo da experiência pessoal de Gesner, que passou pelos setores público e privado, Governos Federal e Estadual, administração direta e indireta, política e academia, os membros da GO Associados têm ou são estimulados a adquirir experiência profissional diversificada. O consultor no século 21 precisa estar preparado para entender e promover um diálogo permanente e transparente entre diferentes atores e que sejam capazes de conceber soluções de soma positiva para seus clientes e para a sociedade.

Siga Gesner Oliveira no twitter
Siga Gesner Oliveira no Facebook
Leia a página de Gesner Oliveira no LinkedIn