Código de Ética

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

GO ASSOCIADOS

1.      Introdução

O Código de Conduta e Ética GO Associados destina-se a todos os colaboradores da GO Associados independentemente do nível hierárquico, para servir como referência na atuação profissional e pessoal. Os colaboradores deverão conhecer e transmitir (disseminar) as regras e princípios descritos neste Código, cuidando do seu cumprimento e usando-o diariamente como guia de ações e decisões.

Este Código segue os nossos valores e princípios e serve como instrumento de trabalho capaz de gerar um ambiente de negócio harmonioso, respeitoso e transparente para a preservação e fortalecimento institucional da empresa.

O Código é composto pelos seguintes itens:

  • Ideologia organizacional: Declara a Missão, Visão e Valores Organizacionais, esclarecendo para que existimos, para onde queremos chegar e o que valorizamos e acreditamos.
  • Princípios e diretrizes de conduta: Tratam dos princípios de condutas e direcionam a relação da GO Associados com os seus stakeholders, que são as pessoas ou grupo que podem impactar ou serem impactados pela nossa empresa, para satisfazer às suas expectativas.
  • Gestão do código: Trata da revisão e atualização do código e condutas de violações ao código.

2.      Ideologia organizacional

2.1.   Missão

Utilizar as melhores práticas e conceitos de diferentes áreas do conhecimento para propor soluções e parcerias a entidades públicas e privadas, enfatizando a abordagem multidisciplinar e a linguagem adequada aos diferentes planos de comunicação e redes sociais.

2.2.   Visão

Constituir uma consultoria de caráter multidisciplinar e atuante em escala nacional nos próximos cinco anos e internacional na próxima década.

3.      Princípios e diretrizes de conduta

Os valores éticos que norteiam a atuação da GO Associados e seus colaboradores são baseados nos princípios da verdade, transparência, justiça, visão humana e respeito à diversidade étnica, socioeconômica, cultural, religiosa e sexual, sendo a Companhia comprometida com a qualidade de vida de seus colaboradores, de suas famílias, da comunidade e da sociedade como um todo.

Quanto às normas de conduta que devem ser observadas, cumpridas e respeitadas por todos os colaboradores da Companhia, estão as leis do país; os contratos, acordos e parcerias firmadas pela GO Associados; a preservação das informações de propriedade da Companhia e de seus Clientes e sua confidencialidade, dentre outras.

A GO Associados acredita que cada indivíduo é importante para garantir a satisfação do cliente, a capacidade de inovação e o resultado final da Companhia, constituindo um dos principais pilares responsável pelo seu sucesso e crescimento.

3.1.   Relação com os Colaboradores

3.1.1.     Condutas comportamentais indispensáveis

  • A GO Associados preza por um ambiente de trabalho seguro, saudável, ético, respeitoso e harmonioso. A Companhia não permite nem tolera qualquer tipo de discriminação, preconceito ou tratamento vexatório entre colaboradores ou por parte dos colaboradores com fornecedores, clientes ou terceiros.
  • A GO Associados conta com um relacionamento interpessoal cortês, educado, evitando ofensas pessoais, brincadeiras de duplo sentido e o uso de apelidos, evitando ofensas, discussões e conflitos durante a jornada de trabalho.
  • Deve-se zelar pelos equipamentos e materiais da Companhia de maneira a evitar acidentes, perdas, estragos e prejuízos.
  • É responsabilidade de cada um dos colaboradores a preservação da ordem em todos os recintos da GO Associados, especialmente os de uso comum, tais como banheiros, refeitórios, escadas e corredores, salas de reunião, dentre outros.
  • O colaborador autoriza a Companhia a utilizar o teor da sua apresentação e imagem registrada por câmeras fotográficas da companhia, por tempo indeterminado, para fins de divulgação comercial e todos os fins legais, devendo ser mantido e respeitado o teor do conteúdo apresentado.
  • A GO Associados garante a todos os seus colaboradores condições adequadas de trabalho, baseada nos mais elevados princípios de higiene e segurança, realizando e avaliando continuamente ações preventivas e corretivas. Contudo, é de responsabilidade dos colaboradores estarem atentos às normas e procedimentos para a realização de suas atividades profissionais, preservando sua integridade física e de seus colegas, internamente e na prestação de serviço externo.
  • É dever de cada colaborador informar ao Departamento de Recursos Humanos/Administrativo qualquer alteração de dados pessoais (domicílio, número de telefone, estado civil, eventual alteração de sobrenome, dependentes, dentre outros), além de afastamentos concedidos pelo INSS ou atestados médicos. As alterações relativas às informações pessoais, domicílio, estado civil, dependentes, dentre outras deverão ser comprovadas com cópia de documentos, tais como: comprovação de endereço (contas de água, luz ou telefone), certidão de casamento/união estável, certidão de nascimento, certidão de óbito etc.

3.1.2.     Condutas comportamentais não aceitáveis

  • É expressamente proibido qualquer tipo de manifestação discriminatória de qualquer natureza (raça, cor, idade, sexo, orientação sexual, religião, incapacidade física ou mental, preceitos étnicos, condição sociocultural, nacionalidade ou estado civil) dirigida a qualquer pessoa.
  • Não será admitido qualquer tipo de assédio moral ou sexual. As condutas de assédio moral são aquelas capazes denegrir a dignidade de qualquer pessoa ou que gerem um ambiente de trabalho intimidador, hostil ou ofensivo. São consideradas condutas de assédio sexual atitudes como propostas repetidas ou insinuações sexuais verbais, gestuais ou físicas.
  • É proibido compartilhar as senhas de acesso à rede e aos sistemas internos com os colegas de trabalho e/ou terceiros, uma vez que a senha é pessoal e intransferível. Todas as atividades efetuadas são registradas e associadas à senha do usuário, de modo a responsabilizá-lo no caso de irregularidades ocasionadas por seu uso indevido.

3.1.3.     Condutas relacionadas à segurança da informação

  • As informações e os registros utilizados e controlados pela GO Associados devem ser fidedignos e completos. O colaborador é responsável pela integridade dos dados e das informações, inclusive dos relatórios e documentos sob seu controle. Os registros devem ser mantidos com detalhes suficientes, de forma a refletir fielmente todas as transações da Companhia.
  • As listagens de clientes e afins são de propriedade da GO Associados, sendo vedada a divulgação e utilização de aludidas listagens para qualquer outro fim, sem expressa e prévia autorização escrita da GO Associados.
  • Quando deixar de trabalhar na GO Associados, o colaborador não poderá divulgar, tampouco utilizar as informações pessoais e confidenciais de propriedade da Companhia e deverá devolver imediatamente qualquer cópia destas informações.
  • A inobservância dessas recomendações pelo colaborador poderá acarretar a propositura de medidas legais cabíveis pela Companhia.

3.1.4.     Condutas relacionadas a conflitos de interesse

  • O conflito de interesse ocorre quando existe a possibilidade de confronto direto ou indireto entre os interesses pessoais dos colaboradores e os da Companhia que possam comprometer ou influenciar de maneira indevida o desempenho de suas atribuições e responsabilidades, e se caracteriza por toda e qualquer vantagem material em favor do próprio colaborador e/ou de terceiros (parentes, amigos etc.), com os quais houve relação comercial, pessoal ou política.
  • Também se entende por conflito de interesse a utilização de cargo, função ou informações confidenciais sobre negócios e/ou assuntos da GO Associados para influenciar decisões que venham favorecer interesses particulares próprios ou de terceiros, o que é expressamente proibido pela Companhia.
  • Ocorrendo esses conflitos, o colaborador envolvido deverá posicionar imediatamente seu superior direto para que este tome a decisão cabível, com o objetivo de zelar pelo patrimônio da Companhia, de seus clientes e demais partes relacionadas.

3.1.5.     Condutas relacionadas à equipamentos eletrônicos

  • Os computadores, telefones e outros dispositivos de comunicação eletrônica com acesso à internet e e-mail são disponibilizados pela Companhia para uso no desenvolvimento das atividades exercidas pelo colaborador e para capacitá-lo a desenvolver tarefas relacionadas ao seu trabalho.
  • Respeitados os limites permitidos pelas leis e regulamentos aplicáveis, a GO Associados pode monitorar e gravar o uso de equipamentos e serviços prestados por seus colaboradores, motivo pelo qual não deve ser considerada invasão de privacidade o monitoramento pela Companhia dos equipamentos eletrônicos disponibilizados aos colaboradores para o exercício de suas tarefas relacionadas ao seu trabalho.
  • A GO Associados não tolerará o uso de seus sistemas de informática, inclusive serviços de correio eletrônico e/ou internet, de maneira que possa causar embaraços ou prejudicar a reputação e/ou interesse da empresa; assim como a criação de um ambiente de trabalho hostil e/ou ofensivo, incluindo, mas não limitado, a transmissão ou a troca de “brincadeiras”, fotos, vídeos ou outros tipos de comunicações e relatos que sejam degradantes ou ofensivos a qualquer indivíduo ou grupo.
  • Caso um colaborador receba um e-mail inadequado de outro colaborador, deve reportá-lo imediatamente ao seu superior. Se um colaborador receber um e-mail inadequado de fonte externa, deve excluí-lo imediatamente e avisar ao remetente que não deverá mais encaminhar e-mails similares no futuro. O colaborador não deve retransmitir e-mails inadequados a outros colaboradores. Além disso, o colaborador não deve encaminhar nenhum e-mail inadequado a endereços externos, mesmo que seja para o seu computador pessoal.
  • Os sistemas da GO Associados não devem ser usados para iniciar, baixar, transmitir ou trocar imagens ou textos eletrônicos de natureza sexual ou contendo imagens étnicas distorcidas, apelidos raciais ou qualquer outro material de natureza persecutória, ofensiva ou lasciva.
  • A Companhia, quando constatar irregularidades através de monitoramento, se reserva o direito de, sem aviso prévio, bloquear o uso da internet pelos colaboradores, assim como aplicar as penalidades cabíveis por seu uso inapropriado e contrário às políticas internas e legislações pertinentes.
  • O colaborador está ciente de que todos os equipamentos (computadores, telefones celulares, máquinas, móveis, veículos, etc.) e outras ferramentas fornecidas a ele pela GO Associados para uso durante o trabalho são propriedade da Companhia e autoriza a GO Associados, a verificar, a qualquer momento, sua forma de uso e conteúdo, bem como requerer sua devolução imediata.
  • Ao término da relação entre o colaborador e a Companhia, devem ser devolvidos os equipamentos e ferramentas de trabalho disponibilizadas exclusivamente para o exercício das funções. Os itens fornecidos aos colaboradores devem ser devolvidos para a Companhia em seu perfeito funcionamento e condições de reutilização. Caso seja constatada destruição, dano e mau uso dos itens fornecidos, o colaborador deverá ressarcir o produto ou seu respectivo valor à Companhia.
  • Para os ressarcimentos, a GO Associados considerará a especificação idêntica ou similar do produto danificado/destruído.

3.1.6.     Condutas relacionadas a imagem e a identidade da empresa

  • Os colaboradores têm a obrigação de proteger e não divulgar informações confidenciais que possam obter ou criar em relação às suas atividades realizadas para a GO Associados, independentemente de sua forma.
  • A sua obrigação de proteger as informações confidenciais não se limita a protegê-las contra o uso indevido, mas, outrossim, utilizá-las somente para o desempenho de seus deveres profissionais. O colaborador não deve divulgar informações confidenciais sobre qualquer cliente, fornecedor, ou empregado da GO Associados a qualquer pessoa não autorizada expressamente (inclusive outros colaboradores). Exemplos destas informações incluem: sistemas, informações de carteiras de clientes ou processos, informações não públicas sobre as operações da Companhia; resultados, estratégias e projeções; informações não públicas sobre os planos e processos de negócios, e sobre relacionamentos com clientes; informações não públicas de funcionários; informações não públicas recebidas no curso de seu trabalho ou missão sobre clientes; e informações não públicas sobre a tecnologia, sistemas e produtos de propriedade da GO Associados. A confidencialidade das informações é algo altamente respeitado pela GO Associados, inclusive incluímos este tema em todas as propostas com o objetivo de respeitarmos nossos clientes e o trato das informações compartilhadas desde o início do projeto. Por isso nossos colaboradores assinam um termo de confidencialidade ao ingressarem em nossa empresa.

3.2.   Relação com os Clientes

É responsabilidade de todos os colaboradores zelar pela cordialidade, agilidade, eficiência, respeito e padrões éticos, fornecendo informações claras e precisas às solicitações e/ou reclamações feitas pelos clientes da Companhia.

O serviço ao Cliente deverá ser feito com integridade, competência, dignidade e ética, tratando o Cliente sempre de forma cortês e respeitando sua individualidade e privacidade.

Toda e qualquer informação obtida do Cliente será mantida em sigilo, em caráter estritamente “confidencial” durante o curso de seus trabalhos profissionais, sendo vedado usar para si ou para terceiros, incluindo amigos e parentes, informações relativas ao Cliente.

Somente será assumido pela Companhia projeto para o qual se julgue capaz e qualificada. Se necessário, a Companhia poderá recomendar que outros profissionais do mercado participem conjuntamente do projeto solicitado pelo Cliente, de modo a melhor atendê-lo.

A Companhia não prestará serviços sob termos e condições que possam vir a prejudicar sua objetividade, independência e integridade. O contrato poderá ser terminado, caso as condições fujam de seu controle e interfiram negativamente para a condução satisfatória de suas responsabilidades.

Toda a consultoria ao Cliente será feita de forma transparente e imparcial aos fatos pertinentes e opiniões responsáveis e todas as tarefas serão cumpridas da melhor forma, dentro dos mais altos padrões de competência e qualidade técnica, visando sempre o melhor interesse do Cliente.

O Cliente e os sócios da Sociedade deverão ser informados sobre qualquer relacionamento, circunstâncias ou interesses que possam influenciar seu julgamento ou prejudicar o objetivo de seus

3.3.   Relação com a Imprensa

Somente pessoas devidamente autorizadas pela Diretoria da Companhia poderão dar, em nome da GO Associados, declarações, entrevistas ou informações para a imprensa, sejam elas por escrito ou verbalmente.

3.4.   Relação com a Sociedade

A Companhia incentiva, apoia, realiza e participa de ações de responsabilidade social, como desenvolvimento humano, qualificação profissional, inclusão social e cidadania.

3.5.   Relação com o Meio Ambiente

A GO Associados desenvolve suas atividades sempre com o intuito de reduzir ao máximo os impactos ambientais. Constantemente, reavalia e implanta procedimentos que otimizam o uso de energia elétrica e água, praticando e incentivando a reciclagem, evitando impressões desnecessárias e reutilizando os papéis impressos como rascunhos, dentre outros. Em razão disso, os colaboradores devem contribuir tais práticas e com o meio-ambiente.

3.6.   Relação com Órgãos Governamentais

A GO Associados segue todas as normas brasileiras relativas ao relacionamento com governos e seus funcionários, sendo obrigação dos colaboradores da GO Associados se comprometer a conhecer e a respeitar as leis integralmente, entre outras, a Lei Anticorrupção nº 12846-201 e Lei 9613-98 (crimes de lavagem de dinheiro, ocultação de bens, direitos e valores).

4.      Gestão do código

Este código deve ser corretamente usado por todos os colaboradores e partes interessadas para que possamos atingir a Missão e Visão da empresa.

4.1.   Revisão e atualização do código

O Código de Conduta e Ética será revisado periodicamente para que possamos mantê-lo atualizado e alinhado com os padrões nacionais e internacionais.

4.2.   Violações ao código

O conhecimento das políticas e práticas expressas neste Código é de inteira responsabilidade de cada colaborador.

Caso seja constatada conduta inadequada ou descumprimento de qualquer disposição estabelecida neste Código, serão adotadas as medidas disciplinares cabíveis, sujeitas, inclusive, a advertências, suspensões e demissões, sempre garantindo o pleno e amplo direito de defesa e argumentação das partes envolvidas, sem prejuízo das penalidades legais cabíveis.

Caso algum colaborador cometa algum delito/furto nas dependências da Companhia, esta adotará todas as medidas legais cabíveis.

Caso algum colaborador identifique ou tenha suspeita de que o presente Código de Conduta e Ética esteja sendo violado, ou haja possibilidade ou iminência de ser violado, deverá denunciar a conduta aos Diretores da GO Associados.

A omissão do colaborador diante do conhecimento de possíveis violações por outros colaboradores ou fornecedores, será igualmente considerada conduta faltosa e antiética.

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